segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sonzera Especial : Os 100 Maiores Discos da Música Brasileira - Parte 2

Seguindo, em ordem decrescente, a análise do discos colocados como os 100 Maiores da Música Brasileira pela revista Rolling Stone, vamos aos discos 98 e 97. E são dois discos de 1972, com o Grande Caetano Veloso e com a bela voz da musa Elis Regina:

098 - ELIS REGINA - ELIS [1972]













Quando Elis Regina lançou esse Elis em 1972 ela já era uma das principais vozes da MPB, só em estúdio já havia lançado 17 discos anteriores e tinha emplacado em novelas Madalena e Verão Vermelho. Mas esse disco é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos da carreira da cantora. Aqui, se encontram pérolas como 20 anos Blues, Nada Será Como Antes, Águas de Março, Atrás da Porta (Fantástica), Cais e Casa de Campo. Durante toda a década seguinte a essa, a década que antecedeu a morte da Pimentinha, ela só se aprimorou, colocando de vez seu nome na história. Mas, muito do que vinha pela frente se mostrou nesse belíssimo Elis.

Link para Download: http://www.4shared.com/file/97168968/5deabd01/1972_-_elis_regina_-_elis.html?s=1

097 - CAETANO VELOSO - ARAÇA AZUL [1972]














Araça Azul é um daqueles discos que não tem meio termo, ou se ama a sua experimentação ou se odeia a sua ousadia. Além disso, em 1972 Caetano Veloso estava passando por um momento diferenciado na história, era o retorno do Baiano para o Brasil depois do exílio por causa de (palavras da ditadura) "Desrespeitar a Bandeira e o Hino Nacional". Além disso, é em 1972 que Caetano lança 4 discos, todos muito bons. Os duetos ao Vivo com Gilberto Gil e Chico Buarque e o disco transa (do qual vai se falar em outro momento). Nesse contexto, talvez se entenda a noção de experimental que o disco tinha, uma forte influência da música européia, com muitas guitarras e músicas de longa duração. Os destaques que podem ser apontados nesse disco são: De conversa - Cravo e Canela, De cara - Eu quero essa mulher, Sugar Canes Fields Forever e Júlia Moreno. Polâmico por si só, com certeza, Araça Azul é um dos discos mais ousados e talentosos da carreira de Caê.

Link para Download: http://www.4shared.com/get/46631919/f033f577/Caetano_Veloso_-_Ara_Azul.html

Logo, mais discos clássicos, aqui na Sonzera do Buteco!

0 comentários: